A Busca Pelo Cão Ideal
Escolher um cão não é uma tarefa fácil. Pesquise, converse com criadores e proprietários, tente encontrar uma raça que se adapte ao seu estilo de vida e seu temperamento. O Weimaraner, por exemplo, é um cão para pessoas alegres e sociáveis, que queiram um companheiro para todas as horas e não um cão de "fundo de quintal". Precisa conviver com a família, sentir-se parte dela; precisa de espaço para se exercitar e um bom treinamento de obediência. Pode tranformar-se em um transtorno se, por exemplo, o proprietário deixá-lo preso o dia todo ou tentar criá-lo em um apartamento. Cães tem diferentes temperamentos e necessidades, não compre apenas pela aparência.
A importância do Pedigree
Optar por um cão de raça torna sua busca pelo cão ideal muito mais fácil. O pedigree é a árvore genealógica de seu filhote, um documento que mostra 3 ou 4 gerações de cães puros, provando que seu cãozinho é da raça que escolheu. É claro que em qualquer raça existem problemas genéticos e desvios mas, no caso de criadores idôneoas, você saberá com alguma precisão as características que seu filhote terá quando for adulto. Comprando um cão sem pedigree não há com precisar suas origens e a genética que carrega e você poderá estar comprando "gato por lebre".
Digamos que você encontre uma linda ninhada sem pedigree e compre um filhote com características de Weimaraner, pois os pais também tem características de Weimaraner. Quem garante que seu filhote não tenha como avô um Doberman ou mesmo um Rottweiler? Como prever o temperamento desse filhote? Como prever que tamanho terá, que características manterá?
A idade do cão
Evidentemente os filhotes são engraçadinhos e agradam mais principalmente às crianças, mas lembre-se que alguém deverá observá-lo durante boa parte do tempo. Filhotes precisam de dedicação, visitas ao veterinário, treinamento adequado, boa alimentação e uma boa dose de paciência.
Caso você já esteja à procura de companhia para passeios, um cão de trabalho ou exposições, escolha um jovem ou adulto. Idosos e pessoas adultas muitas vezes se aborrecem com filhotes, mas são capazes de oferecer um bom lar a um animal mais velho. Mas saiba exatamente por que o cão está sendo doado, evitando principalmente problemas de saúde ou desvios de comportamento (como agressividade ou medo).
O sexo do cão
Não é simples decidir sobre o sexo. A maioria dos donos de cães tem opiniões próprias a respeito dessa questão; contudo, ambos apresentam prós e contras.
As fêmeas geralmente necessitam de mais atenção, são mais carinhosas, mais fáceis de serem treinadas e possuem maior disponibilidade para criar vínculos com o dono e família. Um dos inconvenientes da cadela é o ciclo reprodutivo, que normalmente acontece duas vezes ao ano. Durante o cio a fêmea apresenta uma secreção que pode sujar a casa; atrai os machos e fica mais atraída por eles, o que pode levar a uma gravidez indesejada.
Os machos normalmente são mais independentes e brincalhões. Tem temperamento mais forte e natureza mais dominadora, o que acarreta maior dificuldade para o treinamento. A convivência com cães do mesmo sexo pode ser um problema, devido a disputa da liderança. Também pode haver problemas quanto a higiêne, pois machos tendem a marcar seu território urinando em todo e qualquer lugar.